Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
escrevo a dor e o prazer de viver vivo para escapar da morte morro e acordo cada vez mais forte

sábado, 6 de junho de 2009

Oceano de sabedoria

Queridos e queridas,

O diretor Martin Scorsese é persona non grata na China. Está fichado, proibido de entrar no Tibete. Scorsese dirigiu o drama Kundun (1997), pelo qual recebeu quatro indicações ao Oscar (melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor figurino) e uma indicação ao Globo de Ouro pela trilha sonora de Philip Glass. O filme conta a biografia do 14º líder espiritual tibetano, Dalai Lama, mostrando sua trajetória desde quando ele tinha dois anos.
Dalai Lama está em visita a Paris, após ter estado na Dinamarca, Islândia e Holanda. O governo francês nomeará Dalai Lama como cidadão honorário de Paris, sem ter dado importância para as ameaças do governo chinês de que tal honraria prejudicaria as relações diplomáticas entre os dois países. E a China, está prejudicando o Tibete?

Dalai Lama declarou neste sábado que Pequim impôs a pena de morte para o Tibete: "Eu tenho um sentimento, desde março de 2008, de que uma nação muito antiga e sua herança e cultura tinham recebido a pena de morte. O governo chinês mantém uma política linha dura, mas o povo chinês ignora esta situação. A comunidade internacional deve ir lá investigar, sem restrições".
Já o governo chinês condena a homenagem a Dalai Lama, alegando que o governo parisiense está interferindo em assuntos internos chineses. O prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, respondeu: "Não se trata de uma questão de interferência, mas não há chance de eu renunciar às minhas convicções, sem a intenção de ser provocativo".

Foi provocativo Delanoe ao ter a iniciativa, a coragem e o senso de justiça em homenagear Dalai Lama, que simboliza o "Oceano de Sabedoria", uma liderança pela paz, pela espiritualidade, pela solidariedade entre as pessoas e entre as nações.Foi provocativo Scorsese ao filmar a história de Dalai Lama, sem se deixar intimidar. Ser persona non grata, nesse contexto, é uma homenagem.

Quando eu vejo tanto desperdício de dinheiro, tanta burocracia, tanta concentração de renda, tanta sede pelo poder político e econômico, fico tentada a me anestesiar de um mundo tão deprimente e doente.

Mas o provocativo líder Dalai Lama é a prova viva de que não devemos desistir de acreditar em um mundo com justiça. O sacrifício de tantos tibetanos, e de tantos outros que são oprimidos em todos os cantos por culturas, nações, impérios tidos e ditos "superiores", nos provocam a também termos iniciativa, coragem e senso de justiça. Como Delanoe, com ações práticas. Como Scorsese, mostrando a importância que o cinema tem para engajarmos em um mundo melhor.

E como Dalai Lama, que responde a cada ameaça, a cada golpe, com um sorriso.
Sorriam!

2 comentários:

  1. Manheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    teu filho thomas aquiii =P
    bah mto bala o texto gostei dessa parte:
    E como Dalai Lama, que responde a cada ameaça, a cada golpe, com um sorriso.
    mto bom e profundo o texto
    bjs =)

    ResponderExcluir
  2. A atitude do governador francês foi realmente forte e provocativa. Manteve a postura de alguém que acredita em seus valores e princípios e age fazendo o que julga ser correto, independentemente de questões políticas ou de ameaças governamentais. Hj em dia, isso é raridade. Lá, aqui, ou em qualquer outro lugar.

    ResponderExcluir