Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
escrevo a dor e o prazer de viver vivo para escapar da morte morro e acordo cada vez mais forte

sábado, 1 de agosto de 2009

Um brinde ao destino

Queridos e queridas,

Um inverno tão rigoroso como este que deita sobre Porto Alegre é um convite para hibernar. Para ficar com cinco cobertores sobre o corpo, e se ainda assim for possível enxergar alguma coisa, então escolher vários vídeos de cabeceira e assistir, assistir, assistir, assistir, assistir, até o inverno passar. Como meu melhor amigo me disse, "não esqueça, tudo passa. As coisas boas, e as coisas ruins".

E como ele sempre tem razão, bingo! Mais um sábado que poderia ser de recolhimento na toca, transformou-se em um sábado com um inesquecível encontro de amigos, de pessoas que me são caras, muito especiais. Estava eu em uma cantina italiana, saboreando um vinho maravilhoso, na companhia de pessoas maravilhosas. Brindamos ao aniversário de uma querida amiga, Valéria, a quem dedico este post. Brindamos aos desejos de felicidade, de saúde. Brindamos à amizade. À vida.

À vida que se renova. Até para os descrentes, os deserdados, os deprimidos, os céticos, os desalmados, os rejeitados, os desasados, os azarados.
A vida se renova. Como no filme Sideways - Entre umas e Outras (2004). Dirigido por Alexander Paine, esta produção ganhou Oscar de melhor roteiro adaptado, dois Globos de Ouro, um Bafta e seis Independent Spirit Awards, além de inúmeras e merecidíssimas indicações.

O roteiro, premiadíssimo, se baseia em uma história muito simples: um homem depressivo e louco por vinhos sonha em ser um escritor. Ele presenteia seu melhor amigo, que está prestes a casar, com uma viagem pelas vinícolas da Califórnia.
Esta viagem, que seria um presente de despedida de solteiro, se transforma em uma viagem que vai modificar completamente as suas vidas.

É o destino. Podemos preparar as malas, comprar as passagens, e não viajar. Podemos viajar sem termos planejado nada. Fazemos da vida uma projeção de possibilidades e desejos, mas a vida, em contrapartida, ou o universo, se quisermos chamar assim, nos devolve outras possibilidades e desejos, os quais não imaginaríamos serem possíveis ou desejáveis.
Ou sermos dignos e merecedores, homens de pouca fé!

Para quem tem fé, eis o dito, "Eis o mistério da fé!". E até para os mais cartesianos, para quem mais duvida, a generosidade do destino mostra que nem só de dias invernais este mundo é feito.O sol está ali, escondido sobre os cinco cobertores. Em uma taça de vinho. Em um olhar. Um sorriso. Uma esperança.

Um bom vinho, corações aquecidos, uma companhia maravilhosa, uma nova viagem. Para onde?
Que importa?
Bom fim de semana!

2 comentários:

  1. Querida amiga-irmã. Adorei o comentário, Foi um aniversário inesquecível. De primeiríssima,
    Comemoramos a vida, a amizade, o destino, o momento maravilhoso de nossa reunião na mesa da cantina, entre amigos e com a companhia deliciosa de um vinho. Viva nós!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou procurar este filme, agradeço a dica e a sua bela postagem! Abs. J. Luiz

    ResponderExcluir